Pular para o conteúdo principal

Perguntinhas básicas sobre o islam


Oii Gente! Salam Aleikum

Como vocês sabem o islam não é divulgado muito aqui no Brasil, então muitas pessoas acabam ficando com muita duvida sobre a religião, ou obtém várias informações erradas.
Daí quando algumas pessoas sabem que sou muçulmana vêm me fazer algumas perguntinhas básicas sobre o islam e os muçulmanos. Essas perguntas podem parecer bem simples, mas ela está na cabeça de muitas pessoas.
Então vou responder algumas mais comuns aqui.

Qual a diferença de islamico para muçulmano?
- Os dois estão relacionados com o islam, mas usamos a palavra 'muçulmano' para denominar aquele que se submete a vontade de Deus, ou seja, aquele que segue o islam (significado da palavra islam -submissão e rendição dos desejos a Deus), já 'islamico' usamos para denominar objetos, como por exemplo: vestimentas islamicas, livros islamicos, etc.

Mohamed é para os muçulmanos o mesmo que Jesus é para os cristãos?
- Não, no islam, assim como Jesus (que a paz esteja com ele), o profeta Mohamed (que a paz esteja com ele) é um mensageiro e profeta de Deus. Nossa adoração é unica e exclusivamente para Deus, Mohamed não é considerado filho ou parceiro de Deus, não recebendo assim a nossa adoração.

Os muçulmanos odeiam Jesus?
- Não, tal afirmação não poderia ser mais falsa, já que no islam acreditamos e amamos todos os profetas enviados por Deus, assim como
Abraão, Noé, Moisés, Mohammad e Jesus . Porém Jesus não é filho de Deus, ou parte de Deus ou Deus encarnado. Amamos Jesus como profeta de Deus.

A mulher no islam é submissa?
-
Não, para você ter uma idéia o islam é a religião que trouxe o direito ás mulheres, que antes ela não tinha! O islam garante de forma bem clara que a mulher tem o direito à individualidade e independência econômica, direito à educação e à instrução, direito à liberdade de expressão, direito à participação política e social, direito à herança, direito ao divórcio, direito à sexualidade, direito de vestir-se conforme os preceitos religiosos, direito ao direito. Pergunte a qualquer mulher muçulmana se ela se sente submissa, você verá a resposta...

Os muçulmanos têm outra lingua para se comunicar?
- Não, os muçulmanos podem se comunicar no idioma que quiserem, não temos um idioma próprio. O árabe não é um idioma obrigatório aos muçulmanos, só é obrigatório saber aquilo que faz parte da oração. Se ele sabe falar árabe, (Mashallah!!) isso é uma maravilha, ele poderá ler o alcorão (que o verdadeiro é em árabe), mas se não souber, não tem problema.

Todo muçulmano é árabe e todo árabe é muçulmano?
- Não. Você não precisa ser árabe para ser muçulmano, na verdade 80% dos muçulmanos não são árabes. O islam não tem um povo escolhido, mas é para toda humanidade. E nem todo árabe é muçulmano, existem árabes cristãos, judeus, ateus, etc.


Pois é gente, se você tem mais alguma duvida como estas, e eu puder responder, pode me mandar que responderei com maior prazer! ^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não fale sem antes conhecer

Oi gente, Salam Aleikum! Ontem passei por uma situação bem complicada na escola, uma falta de respeito.... Como vocês sabem, sou recém revertida, pouquíssimas pessoas sabem que sou muçulmana, e como não falo muito com meus colegas de classe, eles não têm a mínima idéia que sou muçulmana. Quando alguem acaba sabendo da minha religião, normalmente eles têm dois tipos de reação. Primeiro - Eles ficam totalmente surpresos, algo que nunca passou pela cabeça deles :"Nossa!! Sério mesmo?? Você ta falando sério?? Você é mesmo muçulmana??!!" Segundo- Eles começam a rir, pensam que estou brincando e fazem piadinhas idiotas... Isso é algo que me chateia muito, mas que infelizmente não posso controlar e tenho que lidar com essas situações... Mas ontem aconteceu algo realmente deplorável. Eu estava lá assistindo a aula de geografia numa boa, até que o professor começou a falar de religião, falou dos grupos grupos xiitas e sunitas, até aí tudo bem, até que ele fala : "Vocês sabem né

Novo layout

Oi Gente, Salam Aleikum! Como vocês podem perceber dei uma mudada no blog. Eu quis algo que fosse mais a minha cara! rsrs E aí, o que vocês acharam?

Como o muçulmano faz a oração (tradução)

Oi gente, Salam Aleikum! =D Sei que faz tempo que não escrevo nenhum post aqui no blog, mas vocês sabem como é rotina de aluno do 3° ano... loucura, loucura, loucura! rsrsrs Bem, eu estava conversando com uma garota e ela me perguntou a respeito das orações que temos nos Islam. Mais especificamente, ela queria saber o que é que o muçulmano fala enquanto faz as orações, se é a gente que fala da própria cabeça ou se já tem algo pre-fixado e se esse fosse o caso, como era essa oração. Como eu disse antes, a oração é feita em árabe, mas claro que eu não fico falando coisas sem saber o significado. Tudo que a gente fala na oração tem o seu significado que a gente tem que saber! Então, pra quem tem curiosidade de saber, vou colocar aqui a tradução da oração. Ela não é feita exatamente assim pois tem partes que se repetem e que são seguidas por posições, enfim. Mas a estrutura da oração é basicamente essa: Allah é Maior Busco a proteção de Allah contra o amaldiçoado Satanás Em nome de Deus, o