Pular para o conteúdo principal

Perguntinhas básicas sobre o islam


Oii Gente! Salam Aleikum

Como vocês sabem o islam não é divulgado muito aqui no Brasil, então muitas pessoas acabam ficando com muita duvida sobre a religião, ou obtém várias informações erradas.
Daí quando algumas pessoas sabem que sou muçulmana vêm me fazer algumas perguntinhas básicas sobre o islam e os muçulmanos. Essas perguntas podem parecer bem simples, mas ela está na cabeça de muitas pessoas.
Então vou responder algumas mais comuns aqui.

Qual a diferença de islamico para muçulmano?
- Os dois estão relacionados com o islam, mas usamos a palavra 'muçulmano' para denominar aquele que se submete a vontade de Deus, ou seja, aquele que segue o islam (significado da palavra islam -submissão e rendição dos desejos a Deus), já 'islamico' usamos para denominar objetos, como por exemplo: vestimentas islamicas, livros islamicos, etc.

Mohamed é para os muçulmanos o mesmo que Jesus é para os cristãos?
- Não, no islam, assim como Jesus (que a paz esteja com ele), o profeta Mohamed (que a paz esteja com ele) é um mensageiro e profeta de Deus. Nossa adoração é unica e exclusivamente para Deus, Mohamed não é considerado filho ou parceiro de Deus, não recebendo assim a nossa adoração.

Os muçulmanos odeiam Jesus?
- Não, tal afirmação não poderia ser mais falsa, já que no islam acreditamos e amamos todos os profetas enviados por Deus, assim como
Abraão, Noé, Moisés, Mohammad e Jesus . Porém Jesus não é filho de Deus, ou parte de Deus ou Deus encarnado. Amamos Jesus como profeta de Deus.

A mulher no islam é submissa?
-
Não, para você ter uma idéia o islam é a religião que trouxe o direito ás mulheres, que antes ela não tinha! O islam garante de forma bem clara que a mulher tem o direito à individualidade e independência econômica, direito à educação e à instrução, direito à liberdade de expressão, direito à participação política e social, direito à herança, direito ao divórcio, direito à sexualidade, direito de vestir-se conforme os preceitos religiosos, direito ao direito. Pergunte a qualquer mulher muçulmana se ela se sente submissa, você verá a resposta...

Os muçulmanos têm outra lingua para se comunicar?
- Não, os muçulmanos podem se comunicar no idioma que quiserem, não temos um idioma próprio. O árabe não é um idioma obrigatório aos muçulmanos, só é obrigatório saber aquilo que faz parte da oração. Se ele sabe falar árabe, (Mashallah!!) isso é uma maravilha, ele poderá ler o alcorão (que o verdadeiro é em árabe), mas se não souber, não tem problema.

Todo muçulmano é árabe e todo árabe é muçulmano?
- Não. Você não precisa ser árabe para ser muçulmano, na verdade 80% dos muçulmanos não são árabes. O islam não tem um povo escolhido, mas é para toda humanidade. E nem todo árabe é muçulmano, existem árabes cristãos, judeus, ateus, etc.


Pois é gente, se você tem mais alguma duvida como estas, e eu puder responder, pode me mandar que responderei com maior prazer! ^^

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Islam x terrorismo

Salam Aleikum! Hoje, enquanto eu estava dando uma olhada numa conta antiga minha do youtube, encontrei um video que eu fiz a mais ou menos 1 ano atras que fala sobre o islam e o terrorismo. Na verdade, eu tinha feito esse video para um trabalho escolar de uma garota que conheci pela Internet e a gente sempre conversava sobre o islam. Então vou compartilhar o vídeo aqui com vocês!

Não fale sem antes conhecer

Oi gente, Salam Aleikum! Ontem passei por uma situação bem complicada na escola, uma falta de respeito.... Como vocês sabem, sou recém revertida, pouquíssimas pessoas sabem que sou muçulmana, e como não falo muito com meus colegas de classe, eles não têm a mínima idéia que sou muçulmana. Quando alguem acaba sabendo da minha religião, normalmente eles têm dois tipos de reação. Primeiro - Eles ficam totalmente surpresos, algo que nunca passou pela cabeça deles :"Nossa!! Sério mesmo?? Você ta falando sério?? Você é mesmo muçulmana??!!" Segundo- Eles começam a rir, pensam que estou brincando e fazem piadinhas idiotas... Isso é algo que me chateia muito, mas que infelizmente não posso controlar e tenho que lidar com essas situações... Mas ontem aconteceu algo realmente deplorável. Eu estava lá assistindo a aula de geografia numa boa, até que o professor começou a falar de religião, falou dos grupos grupos xiitas e sunitas, até aí tudo bem, até que ele fala : "Vocês sabem né ...

Se passaram 6 anos

Hoje faz 6 anos desde a última vez que postei nesse blog. Resolvi dar uma olhadinha e encontrei um blog sem forma, desformatado, não se parece mais com o que eu vi pela última vez. Me senti abrindo uma caixa de recordações, daquelas que te levam ao passado. Me peguei lendo as postagens com sorriso no rosto e até rindo as vezes, porque não parece que fui eu que escrevi! haha Muita gente diz que eu mudei, eu não tinha percebido. Não é o tipo da coisa que você percebe do dia pra noite... é algo que vai acontecendo e quando você vê, já não é mais a mesma pessoa que um dia foi! E como eu mudei!  Também, o que mais se esperaria, quando eu escrevia aqui eu tinha 16, hoje 23. Eu vivi tanta coisa nos últimos anos, e lendo aqui o blog me deu vontade de contar tudo pra Lana (sim, meu nome não é Aisha) de 16 tudo que ela ia passar... acho que ela não ia acreditar! haha Não acredito que alguém que lia as minhas postagens daquela época vá lê esse post de hoje, mas adianto qu...