Salam Aleikum!
Oi gente!
Como o titulo da postagem propõe vou falar do Divorcio No Islam.
Ao contrário do que muita gente pensa, sim, NO ISLAM O DIVÓRCIO É PERMITIDO.
Ok, vamos lá que vou tentar explicar de uma maneira simples esse tópico pra vocês ;)
Bem, como vocês sabem, Deus é Misericordiosissímo e Justíssimo, Ele não iria nos obrigar permanecer com uma pessoa pelo resto de nossas vidas se essa convivência não é saudável.
Claro que os islam desencoraja o divórcio, pois ele considera o matrimônio e a família algo extremamente importante, faz parte da religião, então o casal deve procurar soluções para resolver a situação, mas se mesmo assim haja motivos relevantes para fazê-lo, o islam não proíbe. O Profeta do Islam disse aos crentes que: "entre todos os atos lícitos, o divórcio é o mais odiado por Deus" (Abu Dawood)
Tanto o homem quanto a mulher têm o direito de pedir o divórcio, ao contrário do que muita gente pensa, a mulher não está "presa" ao homem. Eles têm o mesmo direito.
Certa vez uma mulher veio ao Profeta procurando a dissolução de seu casamento. Ela disse ao Profeta que não tinha qualquer queixa contra o marido, com relação ao caráter ou aos modos. Seu único problema era que ela, honestamente, não gostava dele a ponto de ser capaz de viver com ele por muito tempo. O Profeta lhe perguntou. "Você lhe daria seu quintal de volta" (o presente de casamento que ela havia recebido) e ela disse: "Sim". O Profeta então orientou o homem a tomar de volta o seu quintal e a aceitar a dissolução de seu casamento (Bukhari).
Quando um casal ou alguma parte dele decidi pedir o divórcio eles têm que esperar 3 meses. Esse tempo é importante para o casal refletir sobre o que estão fazendo e para se cetificarem que a esposa não está grávida. Pois se ela estiver grávida o marido deve assumir a criança, e não dizer que ela engravidou depois do divórcio.
O Nobre Quran diz: [65:7] O marido rico deve fornecer suporte de acordo com seus meios, e os pobres devem fornecer de acordo com os meios que Deus concedeu a ele. Deus não impõe a nenhuma alma mais do que Ele lhe deu. Deus proverá facilidade depois de dificuldade.
--Isso significa que o homem deve sustentar a ex-esposa e filhos após o divorcio, de acordo com suas condições.
E tanto o homem quanto a mulher têm o direito de casarem novamente após o divórcio, sem nenhuma restrição após os 3 meses previstos.
O islam veio pra simplificar e não complicar, é o caminho para adquirirmos a felicidade plena nas nossas vidas. Sempre temos o direito de ser feliz!
Na doutrina que sigo, o divórcio é permitido mas nunca o segundo casamento. Se o casal optar pelo divórcio terão que permanecer sozinhos (sem um companheiro) pelo resto da vida.
ResponderExcluirQual doutrina você segue Wally?
ResponderExcluirNão há uma denominação, nem uma igreja.
ResponderExcluirÉ uma continuação do tempo de Jesus.
Os missionários continuam de 2 em 2 desde os tempos dos apóstolos e as reuniões são realizadas em residências.
boa noite adorei o seu site ... respeito muito a sua religião e as suas culturas ... sabe é uma pena que no nosso pais tem gente assim ( brasil)
ResponderExcluiro Brasil é uma mistura linda , onde aceitamos todos os povos , infelizmente tem alguns que não conhecem as culturas de outros povos , por falta de estudo mesmo ....fique com Deus e muita luz no seu caminho
Gostei mt desta explicacao do divorcioo xx
ResponderExcluir