Pular para o conteúdo principal

Entrevista - Garota muçulmana esclarece um pouco sobre o hijab

Oi Gente! Salam Aleikum

No post de hoje teremos uma entrevista!!

Bem, O tema dessa entrevista é Hijab - véu muçulmano. Farei perguntas que muitas pessoas tem em relação ao hijab.

Então vamos lá!

A entrevistada é Maryam, ela é uma garota de 16 anos, marroquina, mora em casablanca, e é de família muçulmana.

Aisha : Você começou a usar o hijab com quantos anos?
Maryam: Eu não me lembro exatamente, mas aposto que foi aos 6 anos. Quando eu era criança via as mulheres da minha familia usando o hijab, então eu quis usar também.

Aisha: Você não acha desconfortável usá-lo?
Maryam: Não, eu nunca me senti desconfortável usando ele. Na verdade me sinto feliz e confortavél.

Aisha: Você não sente calor usando o véu e toda essa roupa?
Maryam: Na verdade não, se for verão, por exemplo, me sinto que nem as outras pessoas. Eu quero dizer, eu posso sentir calor, mas não é por causa do que eu visto, mas do clima!

Aisha: E você escuta normalmente quando usa o véu?
Maryam: Sim, com certeza. Totalmente normal

Aisha: Você é obrigada a se vestir dessa forma?
Maryam: Não, como eu disse antes, eu que escolhi usá-lo desde quando eu era criança porque eu gosto.

Aisha: Em quais lugares você usa o hijab?
Maryam: Bem, eu uso ele quando eu saio de casa ou na presença de homens estranhos. E eu uso roupas normais dentro de casa em frente do homens da familia : Meu Pai, avô, tio, irmão...

Aisha: O que você sentiria se você fosse para um lugar que lhe proibisse de entrar com o hijab?
Maryam: Eu nunca entraria nesse lugar, é claro. Eu nunca tiraria o meu hijab. Eu me sentiria triste pois essa é a minha escolha, e eu sou livre por fazê-lo.

Aisha: Por que o hijab é tão importante pra você?
Maryam: hijab é importante porque, em primeiro lugar é uma ordem de Deus, meu Senhor, e eu sei que Deus não me mandaria fazer algo se não tivesse benefício para mim. Segundo, porque ele me protege e salva a minha dignidade, e faz com que as pessoas me julguem pela minha personalidade e minhas idéias e não pela minha aparência ou beleza.

Aisha: E você pode estudar, trabalhar, praticar esportes, mesmo usando o hijab?
Maryam: Sim, eu posso fazer qualquer coisa que eu quero, se não for coisas proibidas, como praticar esportes na frente dos homens, ou trabalhar em algo proibido como dança ou qualquer outra coisa parecida.

Aisha: Então você pode praticar esportes se apenas estiver na presença de mulheres?
Maryam: Sim claro, pois em esportes você faz alguns tipos de movimentos que você não pode fazer na presença de homens e também mostra o seu corpo.

Aisha: Então quando você está na praia você não nada?
Maryam: depende, se vamos a um lugar vazio na praia, podemos nadar ou nadamos com os nossos hijabs e roupas modestas isso não faz o mergulho menos divertido se você usar o hijab, então não há problema. Mas normalmente, eu não vou à praia. Podemos nadar em piscinas privadas com mulheres.

Aisha: O que você diria a uma mulher muçulmana que quer usar o hijab mas ainda tem receio?
Maryam: Eu diria que faça isso pelo amor a Deus e ele lhe ajudará. e lembre-se, se você seguir o que o seu senhor lhe diz, o que os outros pensam não importa.

Aisha: Muito obrigada por participar da entrevista. Ela pode ser muito esclarecedora pra muita gente!
Maryam: De nada! Que Deus guie todos nós para a verdade!



Comentários

  1. Cultura e religião temos que respeitar.
    Muito interessante saber sobre o hijab.

    rsrs

    www.assimdeveser.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima idéia fazer uma entrevista! =)

    Boa semana, querida!!!

    ResponderExcluir
  3. Você já ouviu falar do Burkini?

    Burka + Biquini = "Burkini" ---> http://t.co/t3RAf3p

    ResponderExcluir
  4. Assalamu 'alaykum irmã

    Seu blog é lindo e bem escrito. MashAllah!
    Que Allah te ajude a espalhar a beleza do Islam mais e mais!

    Salam

    Mona

    ResponderExcluir
  5. Aisha, eu acho o Burkini bonitinho mas me encantei mesmo foi com um maiô da prima de meu marido lá no Egito... ele tinha uma sainha... muito fofo!!! Rsrsrs

    Ahh queria te apresentar o blog de uma amiga de Cuiabá:

    http://muslimahcomorgulho.blogspot.com/

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, é bom aprender sobre outras culturas e respeitar todas as crenças é claro!

    http://lalalajustme.blogspot.com

    bjs ;*

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua entrevista! Eu estou muito curiosa para aprender cada vez mais sobre essa cultura e religião, afinal não quero desrespeitar ng em Dubai.

    Eu já tenho lido muito sobre os lenços, mas nunca sei pronunciar corretamente os nomes (além da burca). Vc poderia me dizer se o som do "h" em hijab é de "r" mesmo ou não? Quero aprender a falar corretamente os nomes.

    Cada vez que leio mais sobre td, vai ficando mto claro o jeito de ser deles. Admiro a força dessa cultura!

    Vc vai usar o hijab? Eu tinha lido uma vez que quem escolhe o tipo de véu que a mulher usa é o marido, isso é verdade?

    Parabéns pelo blog! ;D

    Bjinhos,
    Manddy - http://tourdubaiguide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gente, muito Obrigado pelos comentários! =D

    Wally, visitei o blog da sua amiga, achei interessante. Sempre gosto de conhecer mais irmãs muçulmanas

    Mandy, a gente pronuncia "hijab" como se fosse um "r" no começo da palavra. E quem escolhe o tipo de hijab que a mulher vai usar é ela mesma, ela tem o direito de escolher suas vestes portanto que esteja dentro dos preceitos do islam. Pode acontecer que o marido imponha a esposa a vestimenta que ela deve usar, mas isso não é a questão da religião mas cultural. Até aqui mesmo no Brasil vemos muitos maridos que controlam as esposas em todos os aspectos.
    Só não devemos confudir cultura com religião!

    ResponderExcluir
  9. Acho interessante você apontar sempre essa diferença entre religião, tradição e cultura.

    Muita, mas muita gente mesmo, confunde os aspectos religiosos com os culturais. Sem contar a tradição familiar...

    Tudo influencia a maneira de uma pessoa ser.
    Mas dizer de uma religião que "isso pode" e/ou "isso é assim" só baseado na vivência das pessoas é completamente errado.

    Para se conhecer a essência da religião, não se pode avaliar a conduta de seus seguidores mas sim o que diz o seu Livro Sagrado. Seja a Bíblia ou o Corão.

    ResponderExcluir
  10. Aisha, muito obrigada por me esclarecer as duas coisas! ;D
    Bjs,
    Manddy
    http://tourdubaiguide.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, gostei muito da entrevista mas nao entendi muito bem... você disse que o hijab era obrigatorio na religiao... mas quando vc pergunta pra menina ela diz que nao é obrigada e veste assim porque quer :S
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Gui!
    Bem, é o seguinte, o que ela quis dizer foi que ela usa o hijab com o maior prazer, por decisão própria. Ela não foi forçada a usar ou se sente triste ou reprimida por usa-lo.
    Tem muita gente que pensa que a pessoa que usa o hijab não gosta de usa-lo e só usa por obrigação, mas na verdade elas não encaram isso como algo ruim, muito pelo contrário, elas se sentem felizes por poderem fazer o que Deus nos diz, afinal Ele nos conhece melhor do que ninguem e sabe o que é o melhor para nós.

    ResponderExcluir
  13. Ah sim entendi, que bom!
    E eu tambem acho super bonito, mas nao acho que devia ser obrigatorio, mas enfim... brigada por esclarecer!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não fale sem antes conhecer

Oi gente, Salam Aleikum! Ontem passei por uma situação bem complicada na escola, uma falta de respeito.... Como vocês sabem, sou recém revertida, pouquíssimas pessoas sabem que sou muçulmana, e como não falo muito com meus colegas de classe, eles não têm a mínima idéia que sou muçulmana. Quando alguem acaba sabendo da minha religião, normalmente eles têm dois tipos de reação. Primeiro - Eles ficam totalmente surpresos, algo que nunca passou pela cabeça deles :"Nossa!! Sério mesmo?? Você ta falando sério?? Você é mesmo muçulmana??!!" Segundo- Eles começam a rir, pensam que estou brincando e fazem piadinhas idiotas... Isso é algo que me chateia muito, mas que infelizmente não posso controlar e tenho que lidar com essas situações... Mas ontem aconteceu algo realmente deplorável. Eu estava lá assistindo a aula de geografia numa boa, até que o professor começou a falar de religião, falou dos grupos grupos xiitas e sunitas, até aí tudo bem, até que ele fala : "Vocês sabem né

Novo layout

Oi Gente, Salam Aleikum! Como vocês podem perceber dei uma mudada no blog. Eu quis algo que fosse mais a minha cara! rsrs E aí, o que vocês acharam?

Como o muçulmano faz a oração (tradução)

Oi gente, Salam Aleikum! =D Sei que faz tempo que não escrevo nenhum post aqui no blog, mas vocês sabem como é rotina de aluno do 3° ano... loucura, loucura, loucura! rsrsrs Bem, eu estava conversando com uma garota e ela me perguntou a respeito das orações que temos nos Islam. Mais especificamente, ela queria saber o que é que o muçulmano fala enquanto faz as orações, se é a gente que fala da própria cabeça ou se já tem algo pre-fixado e se esse fosse o caso, como era essa oração. Como eu disse antes, a oração é feita em árabe, mas claro que eu não fico falando coisas sem saber o significado. Tudo que a gente fala na oração tem o seu significado que a gente tem que saber! Então, pra quem tem curiosidade de saber, vou colocar aqui a tradução da oração. Ela não é feita exatamente assim pois tem partes que se repetem e que são seguidas por posições, enfim. Mas a estrutura da oração é basicamente essa: Allah é Maior Busco a proteção de Allah contra o amaldiçoado Satanás Em nome de Deus, o