Pular para o conteúdo principal

Recitação do alcorão



Em verdade, aqueles que recitam o Livro de Deus e estabelecem a oração e gastam [em Sua causa] a partir do que lhes temos provido, secretamente e publicamente, [pode] esperar um lucro que nunca perecerá(35:29)



Salam Aleikum.


Você alguma vez já escutou a recitação do alcorão? Caso sua resposta seja positiva e você a achou bem diferente, foi falar sobre isso hoje.


Caso contrário, vou colocar ainda nesse post um vídeo com a recitação do alcorão e você terá a oportunidade de escutar.


Em primeiro lugar, o alcorão (também você pode encontrar essas variações de nomenclatura: corão,quran ou al qur'an) é o livro sagrado dos muçulmanos que é a palavra literal de Deus revelada pelo profeta Mohamed (que a paz e bênçãos de Deus estejam com ele) através do anjo Gabriel para toda humanidade.


O alcorão é essencial para a vida de todos os muçulmanos. Ele aborda assuntos como a origem do homem, do universo, vida após a morte, contem leis de moral, sociais, economia, familia e muitos outros. Enfim, ele é um guia completo mostrando o caminho que traz harmonia dentro de toda a sociedade e nas nossas vidas.


Algo que deve ser levado em consideração é que o alcorão sagrado que temos hoje é o mesmo que foi revelado ao profeta, sem nenhuma modificação e Deus prometeu preservar-lo até os fins dos tempos.


Ao receber a revelação, o Profeta se engajou no dever de transmitir a mensagem a seus Companheiros através da recitação das palavras exatas que ele ouviu, em sua ordem exata.


Então, uma particularidade do Alcorão é a facilidade, Deus facilitou a sua recitação, a sua memorização, o seu entendimento e a pratica dos seus ensinamentos, diz Deus o Altíssimo:


" Em verdade, facilitamos o Alcorão, para a admoestação."

" Em verdade, facilitamos o Alcorão para a recordação." (Alcorão Sagrado 54:17 e 22)

e diz:

"Em verdade, temos-te facilitado ( o Alcorão ) em tua língua para que meditem." (Alcorão Sagrado 44:58)


E como conseqüência dessa facilidade vemos homens, mulheres, velhos, crianças, árabes e não árabes (mesmo que não saibam nada acerca do idioma árabe), todos memorizando esse Livro e recitando os seus versículos nas suas casas, nas mesquitas e onde mais desejam.


Não apenas as palavras do Alcorão são memorizadas, mas também suas pronúncias, uma prática que se transformou em uma ciência chamada Tajweed (que significa literalmente, embelezar ou enfeitar alguma coisa). Essa ciência elucida meticulosamente como cada letra deve ser pronunciada, e também a palavra como um todo, inclusive no contexto de outras letras e palavras. Por isso, podemos encontrar pessoas de diferentes idiomas capazes de recitar o Alcorão como se fossem árabes, vivendo durante o tempo do Profeta.


Por isso o alcorão tem jeito único, que só ele tem e você nunca vai encontrar algo parecido.


E se estais em dúvida sobre o que Nós revelamos (o Alcorão) ao Nosso adorador (Muhammad ), então produzi um capítulo como esse, e chamai vossas testemunhas, (apoiadores e ajudantes) além de Deus se sois verdadeiros. E se não o fizerdes, então nunca podereis fazê-lo, e temai o Fogo (Inferno) cujo combustível são os homens e as pedras. Ele foi preparado para os descrentes. E dê boas novas (Ó Muhammad) a todos aqueles que crêem e fazem boas obras, porque deles são os jardins (Paraíso) nos quais correm
os rios...
(Alcorão, 2:23-25).


Leve em consideração que o menor capítulo do alcorão (o capitulo 108) tem apenas 10 palavras, e até hoje ninguém conseguiu criar algo parecido.


Para quem não é muçulmano e vai escutar o alcorão pela primeira vez vai achar bem diferente. Tem muita gente que pensa que estão "cantando" o alcorão, mas a verdade é que a leitura do alcorão tem um estilo próprio, que só ele tem, e que algumas regras devem ser levadas em consideração quando você vai recitá-lo.






Comentários

  1. Salam Aleikon mana, eu preciso me dedicar a esse propósito de decorar o alcorão, especialmente quanto à oração. Eu ainda faço as orações somente em português, apenas mesclo poucas palavras em árabe. Preciso me dedicar a esse fim, sei que não justifica é que ultimamente minha vida anda muuuuuuuito atropelada...mas hamdullilah já estou mudando minha rotina. Meu desejo é aprender árabe Inshallah.
    Beijinho,
    Sahira

    ResponderExcluir
  2. MashAllah mana =)

    que lindo esse pequeno muçulmano recitando o Sagrado Alcorao! Amei o post e os vídeos tbm, que Allah continue te abençoando e inspirando cada dia mais!!

    Maa Salama

    ResponderExcluir
  3. Salam Aleikum! =D

    Irmã Sahira pq vc não faz a oração com um papelzinho com a oração em árabe? eu fazia muito dessa forma. Você também pode ficar sempre ouvindo as suratas da oração, assim você decora facilmente. http://www.youtube.com/watch?v=MGjujKPX-cQ

    Mas cada um tem o seu tempo pra aprender, Allah está vendo o nosso esforço e é isso o que conta! =D
    Também quero aprender árabe e recitar o alcorão, para mim, árabe é muito dificil. Mas aquele que tenta mesmo com muita dificuldade ganha a recompensa duas vezes!

    ResponderExcluir
  4. Salam ALeikum Hana =)

    Realmente esse menino recitando o alcorão é muito lindo!
    Obrigada irmã, amém!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Salam mana, minha família ainda não sabe que sou muçulmana, então faço as orações sem q a família saiba...então em árabe demora muito e já tentei fazer com papelzinho, minha pronúncia fica irreconhecível, aí perco a concentração. A Surata El'Fathima, eu sempre escuto e tento decorar, mais ainda é difícil pra mim. Mas obrigada pela dica foi ir tendo decorar por parte.
    Allah Hafiz,

    ResponderExcluir
  6. Salam waleicum
    Meu nome é Adelaide e gostei do seu blogge
    tambem tenho um blogge se quizeres espreitar bjos
    http://averdadeesquecida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Salam outra vez

    Sou Muçulmana desde 01-01-2008 , me converti aos 21 anos. Era ortodoxa.
    aprendi a rezar em 1 mês, já que eu falo russo ( a teceira lingua mais dificil do mundo) e foi facil.
    O meu pai até hoje tem medo de eu virar terrorista :-P
    Minha mãe já aceitou mas faz piadinhas as vezes e não aceita que eu use hijab por vergonha dela mesma :-S
    Não sei como convence-la.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é José, mas, embora tenha sio criado na religião Católica ! Tenho imenso respeito e admiração na fé Islâmica. O vídeo desse menino fala tuso e que sirva de exemplo para os adultos, pois, a recitação foi pelo coração.

    è dificil seguir a senda reta,mas, com fé e disciplina, se tem a faciliade ! Só lembrar do amor de Allah que o caminho tornar-se viável.

    José...!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Não fale sem antes conhecer

Oi gente, Salam Aleikum! Ontem passei por uma situação bem complicada na escola, uma falta de respeito.... Como vocês sabem, sou recém revertida, pouquíssimas pessoas sabem que sou muçulmana, e como não falo muito com meus colegas de classe, eles não têm a mínima idéia que sou muçulmana. Quando alguem acaba sabendo da minha religião, normalmente eles têm dois tipos de reação. Primeiro - Eles ficam totalmente surpresos, algo que nunca passou pela cabeça deles :"Nossa!! Sério mesmo?? Você ta falando sério?? Você é mesmo muçulmana??!!" Segundo- Eles começam a rir, pensam que estou brincando e fazem piadinhas idiotas... Isso é algo que me chateia muito, mas que infelizmente não posso controlar e tenho que lidar com essas situações... Mas ontem aconteceu algo realmente deplorável. Eu estava lá assistindo a aula de geografia numa boa, até que o professor começou a falar de religião, falou dos grupos grupos xiitas e sunitas, até aí tudo bem, até que ele fala : "Vocês sabem né

Como o muçulmano faz a oração (tradução)

Oi gente, Salam Aleikum! =D Sei que faz tempo que não escrevo nenhum post aqui no blog, mas vocês sabem como é rotina de aluno do 3° ano... loucura, loucura, loucura! rsrsrs Bem, eu estava conversando com uma garota e ela me perguntou a respeito das orações que temos nos Islam. Mais especificamente, ela queria saber o que é que o muçulmano fala enquanto faz as orações, se é a gente que fala da própria cabeça ou se já tem algo pre-fixado e se esse fosse o caso, como era essa oração. Como eu disse antes, a oração é feita em árabe, mas claro que eu não fico falando coisas sem saber o significado. Tudo que a gente fala na oração tem o seu significado que a gente tem que saber! Então, pra quem tem curiosidade de saber, vou colocar aqui a tradução da oração. Ela não é feita exatamente assim pois tem partes que se repetem e que são seguidas por posições, enfim. Mas a estrutura da oração é basicamente essa: Allah é Maior Busco a proteção de Allah contra o amaldiçoado Satanás Em nome de Deus, o

Novo layout

Oi Gente, Salam Aleikum! Como vocês podem perceber dei uma mudada no blog. Eu quis algo que fosse mais a minha cara! rsrs E aí, o que vocês acharam?